Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas 29/05/2024

 E aí pessoal tudo bem com vocês, desta vez sobre a obra do  Rodoanel Mario Covas trecho Norte. 

 


O Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, localizado em São Paulo, é um projeto de infraestrutura viária que visa melhorar a logística de transporte e reduzir congestionamentos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).  

O trecho tem 44 quilômetros de extensão e conectará a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Rodovia Presidente Dutra, passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo.  Características e Impacto   Velocidade e Capacidade: O trecho norte do Rodoanel terá uma velocidade diretriz de projeto de 120 km/h, com pistas duplas separadas por canteiro central e controle total de acesso. Possuirá 19,7 km de vias em 4 faixas e 26,1 km de vias em 3 faixas. Túneis e Obras de Arte O trecho inclui 14 túneis totalizando 12 km de extensão e 60 obras de arte especiais (OAEs).  Impacto Ambiental. 

O contrato da PPP prevê intervenções para mitigar o impacto ambiental, incluindo 14 passagens de fauna e 46 caixas para produtos perigosos. Redução de Tráfego O Rodoanel Norte reduzirá o fluxo de tráfego na Marginal Tietê em cerca de 84 mil veículos por dia, incluindo 30 mil caminhões e 54 mil automóveis. 

 Tempo de Deslocamento o uso do Rodoanel Norte reduzirá o tempo de deslocamento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias em 21 minutos, Dutra e Bandeirantes em 26 minutos e Dutra e Castello Branco em 27 minutos.  

Financiamento e Cronograma - Financiamento O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará R$ 1,35 bilhão, enquanto o governo paulista investirá R$ 1,5 bilhão. Cronograma, as obras do trecho norte do Rodoanel começaram em 25 de abril de 2024 e estão divididas em dois trechos.  

O primeiro trecho, entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, deve ser entregue em setembro de 2025, e o segundo trecho, da Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, deve ser concluído até setembro de 2026. Empregos e Desenvolvimento empregos as obras devem gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução, desenvolvimento o Rodoanel Norte é fundamental para a conclusão do anel viário que contornará toda a RMSP, ligando importantes rodovias e proporcionando uma alternativa que reduzirá os congestionamentos e o tráfego de veículos pesados nas marginais Tietê e Pinheiros. 

 


Detalhes do Projeto: As atividades iniciais incluem a limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem, pavimentação e abertura de acessos, além da construção e complementação de quatro viadutos que interligam a Dutra ao início do trecho norte. 

Com a conclusão do Rodoanel Norte, espera-se uma significativa melhora na infraestrutura viária e logística da Grande São Paulo, proporcionando benefícios econômicos e ambientais importantes para a região. 

 

Essas informações indicam um avanço significativo nas obras, continuaremos a acompanhar e trazer mais novidades sobre o progresso do Rodoanel Mario Covas trecho Norte. Fiquem ligados para mais atualizações! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas