PÁTIO MORRO GRANDE LINHA 6 UNI DO METRÔ 16/01/2024

 

E aí pessoal tudo bem com vocês, estamos de volta com as obras da linha 6 uni laranja do metrô, desta vez atualização do Pátio Morro Grande - Instalação de Aparelhos de Mudança de Via e trilhos

Obras

Pátio Morro Grande Ponto de Acesso:

Rua Raimundo da Cunha Matos, 420

 

Status: Em construção 57,85%

 

 


Os primeiros trechos de via foram instalados no pátio Morro Grande.

Trata-se dos aparelhos de mudança de via necessários para a movimentação dos trens dentro do complexo.

A linha se laranja já conta com seus primeiros trilhos instalados.

Características dos Aparelhos de Mudança de Via

O pátio Morro Grande receberá mais de 6,3 km de trilhos, incluindo os 28 AMVs (aparelhos de mudança de via).

Cada unidade do AMV possui um comprimento total de 19,8 m e conta com dormentes de concreto para a via permanente.

Projeto das Vias do Pátio Morro Grande

As vias do pátio Morro Grande foram projetadas visando a segurança operacional na movimentação dos trens.

Elas permitem as movimentações durante o recolhimento para manutenções programadas e limpeza diária, além do despacho dos trens para a via operacional através do futuro CCO.

 

O pátio está sendo construído em uma antiga pedreira desativada.

Já foram levantados alguns prédios, como o Bloco A, onde serão realizados os principais serviços de manutenção.

O local abrigará a frota de 22 trens da Auston que operarão a linha laranja.

Futuro Parque Morro Grande

Além do pátio, está prevista a implantação do Parque Morro Grande na área verde adjacente.

O parque contará com mais de 213.000 m² e incluirá o Centro de Controle Operacional (CCO).

O túnel

O túnel está sendo escavado usando o NATM (New Austrian Tunnelling Method) com o uso de explosivos.

Há duas frentes de escavação se movendo em direções opostas uma em direção à outra.

Mais de 900 metros de túneis já foram escavados.

A conclusão da ligação do túnel é iminente, restando apenas alguns metros para interligação.

Impacto no cronograma de entrega

Caso não haja continuidade das escavações em direção a Pirituba, o T.B.M. Norte (Tuneladora de Máquinas) será içado através do Poço Domingos Vega.

Se o consórcio decidir continuar as escavações em direção a Pirituba, provavelmente impactará o cronograma de entrega de Brasilândia a Água Branca devido a requisitos adicionais de infraestrutura para fornecer recursos ao T.B.M. (Tuneladora de Máquinas).

Para agilizar o processo, seria necessário cavar um poço após o Pátio Morro Grande para que o T.B.M. (Tuneladora de Máquinas) possa continuar a escavação de lá em direção a Pirituba.

Essa aproximação permitiria a entrega parcial entre Água Branca e Brasilândia, enquanto as obras seguem em direção a Pirituba.

 

É isso aí pessoal fiquem com essas lindas imagens da região, para mais obras e atualização, se inscreva no canal, e muito obrigado a todos.

 


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