PÁTIO MORRO GRANDE LINHA 6 UNI DO METRÔ 16/01/2024
E aí pessoal tudo bem com vocês, estamos de volta com as
obras da linha 6 uni laranja do metrô, desta vez atualização do Pátio Morro
Grande - Instalação de Aparelhos de Mudança de Via e trilhos
Obras
Pátio Morro Grande Ponto de Acesso:
Rua Raimundo da Cunha Matos, 420
Status: Em construção 57,85%
Os primeiros trechos de via foram instalados no pátio Morro
Grande.
Trata-se dos aparelhos de mudança de via necessários para a
movimentação dos trens dentro do complexo.
A linha se laranja já conta com seus primeiros trilhos
instalados.
Características dos Aparelhos de Mudança de Via
O pátio Morro Grande receberá mais de 6,3 km de trilhos,
incluindo os 28 AMVs (aparelhos de mudança de via).
Cada unidade do AMV possui um comprimento total de 19,8 m e
conta com dormentes de concreto para a via permanente.
Projeto das Vias do Pátio Morro Grande
As vias do pátio Morro Grande foram projetadas visando a
segurança operacional na movimentação dos trens.
Elas permitem as movimentações durante o recolhimento para
manutenções programadas e limpeza diária, além do despacho dos trens para a via
operacional através do futuro CCO.
O pátio está sendo construído em uma antiga pedreira
desativada.
Já foram levantados alguns prédios, como o Bloco A, onde
serão realizados os principais serviços de manutenção.
O local abrigará a frota de 22 trens da Auston que operarão
a linha laranja.
Futuro Parque Morro Grande
Além do pátio, está prevista a implantação do Parque Morro
Grande na área verde adjacente.
O parque contará com mais de 213.000 m² e incluirá o Centro
de Controle Operacional (CCO).
O túnel
O túnel está sendo escavado usando o NATM (New Austrian
Tunnelling Method) com o uso de explosivos.
Há duas frentes de escavação se movendo em direções opostas
uma em direção à outra.
Mais de 900 metros de túneis já foram escavados.
A conclusão da ligação do túnel é iminente, restando apenas
alguns metros para interligação.
Impacto no cronograma de entrega
Caso não haja continuidade das escavações em direção a Pirituba,
o T.B.M. Norte (Tuneladora de Máquinas) será içado através do Poço Domingos
Vega.
Se o consórcio decidir continuar as escavações em direção a
Pirituba, provavelmente impactará o cronograma de entrega de Brasilândia a Água
Branca devido a requisitos adicionais de infraestrutura para fornecer recursos
ao T.B.M. (Tuneladora de Máquinas).
Para agilizar o processo, seria necessário cavar um poço
após o Pátio Morro Grande para que o T.B.M. (Tuneladora de Máquinas) possa
continuar a escavação de lá em direção a Pirituba.
Essa aproximação permitiria a entrega parcial entre Água
Branca e Brasilândia, enquanto as obras seguem em direção a Pirituba.
É isso aí pessoal fiquem com essas lindas imagens da região,
para mais obras e atualização, se inscreva no canal, e muito obrigado a todos.
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